Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/20 às 18h51 - Atualizado em 26/03/20 às 18h53

Agentes de trânsito do DER retiram jiboia da pista na DF-047

 

Ação rápida dos profissionais evitou possíveis acidentes e o atropelamento da serpente

 

 

A tarde de trabalho dos agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Pedro Júnior e Renata Moreira transcorria sem qualquer anormalidade na última quarta-feira (25) na DF-047 (EPAR- Estrada Parque Aeroporto), próximo ao balão do campo de aviação.

 

Mas a rotina do patrulhamento mudou por volta das 16h, quando perceberam que havia uma jiboia de aproximadamente 2 metros de comprimento começando a “passear” pela pista marginal da rodovia, por onde passam aproximadamente 50 mil veículos por dia.

 

A dupla de agentes rapidamente isolou o local e passou a monitorar os movimentos do réptil para evitar que a cobra fosse atropelada ou causasse um acidente de trânsito.

 

Para o agente Pedro Júnior, a ocorrência inusitada mostra a relevância da presença do DER nas vias do DF. “O trânsito é muito dinâmico e as coisas acontecem rápido, o que torna a presença do nosso pessoal muito importante para servir à população, o que foi o caso nesta situação diferente”, relatou.

 

A dupla contou com apoio do agente Felipe Cortes, que estava em outro ponto da cidade, mas foi acionado pelos colegas por já ter recebido um treinamento para lidar com esse tipo de situação.

 

Enquanto aguardavam a chegada do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, Cortes retirou a cobra da pista com a ajuda de um pedaço de madeira.

 

Capacitação dos agentes

 

Dois agentes de trânsito do DER/DF foram capacitados no Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais, onde foi ministrado o tema Manejo de Animais Silvestres em Caso de Queimadas. A capacitação ocorreu em 2018 na Fundação Jardim Zoológico de Brasília, onde 20 servidores de diferentes órgãos do GDF participaram.

 

No curso, os participantes aprenderam a como proceder caso encontrem um bicho ferido ou em fuga do seu habitat natural. Outro item importante ensinado aos alunos foi como identificar cobras venenosas.

 

“O curso me ensinou em uma semana como saber se uma cobra é venenosa ou não. Se nós observarmos que a cauda do animal afina de uma vez, significa que ela não contém veneno, que foi o caso dessa jiboia. Agora, se a cauda for se afinando aos poucos, é por que é venenoso”, explicou Cortes.

 

A forma correta de lidar com o réptil foi essencial nesta situação para que ninguém se ferisse, o animal não fosse machucado e voltasse ao seu habitat natural e um acidente de trânsito não fosse causado.

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500