Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/21 às 10h34 - Atualizado em 27/07/21 às 11h15

Ação coordenada pelo DER retira infratores do trânsito de Taguatinga

A Operação Força Conjunta resultou na abordagem de 775 pessoas neste final de semana

 

 

Integração é a palavra que define a Operação Força Conjunta, coordenada no último final de semana pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) em parceria com Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).As ações ocorreram entre às 22h de sábado (24) e às 4h de domingo (25), em pontos estratégicos entre Taguatinga e Águas Claras.

 

Os pontos fiscalizados foram distribuídos nas vias urbanas e nas rodovias distritais e federais entre os órgãos participantes.

 

Durante a operação que teve como objetivo a prevenção de crimes, 775 pessoas foram abordadas, deste total, 117 condutores foram autuados por se recusarem ao teste do etilômetro, cujas penalidades administrativas são idênticas à infração de embriaguez ao volante, previstas pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em que o infrator paga multa de R$2.934,70 e tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

 

Na ação 12 motoristas foram autuados por embriaguez constatada pelo equipamento popularmente conhecido como bafômetro e seis outros foram presos por atingirem o índice de 0,34 mg/l, o que, de acordo com o configura crime.

 

“Esse tipo de operação visa prevenir acidentes de trânsito e os outros mais variados tipos de crime. Com a união entre os órgãos, mostramos para a população que o Estado busca prevenir ao máximo que ocorram crimes”, explicou o diretor de fiscalização do DER, Sinomar Ribeiro.

 

Durante os trabalhos, 30 veículos foram removidos, um veículo clonado foi recuperado, 10g de maconha foram localizados no interior de um automóvel além de um condutor que fugiu de um dos pontos de fiscalização e com isso, foi acompanhado pelo helicóptero sentinela do Detran até ser abordado depois cometer diversas infrações e crimes de trânsito.

 

Todos os condutores que cometeram crimes foram presos em flagrante e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal para que as sanções penais sejam aplicadas.

 

A ação contou com 96 agentes de segurança e policiamento de trânsito. O efetivo teve o apoio de quatro motociclistas operacionais do DER/DF, o helicóptero do Detran e guinchos desses dois órgãos.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500