26/11/19 às 9h13 - Atualizado em 29/11/19 às 17h00

21º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária tem início nesta terça-feira (26)

Um dos maiores eventos do país envolvendo rodovias, pavimentação, tecnologia, logística, trânsito e mobilidade acontece no Centro de Convenções Brasil 21 até a próxima quinta-feira.

Começou nesta terça a 21ª edição do Encontro Nacional de Conservação Rodoviária – ENACOR, organizado pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) em parceria com a Brazilian Media Communications (BMComm) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). Este ano acontecerá, simultaneamente, a 1ª ExpoENACOR e a 11ª TRANSPOQUIP.

O evento será realizado de amanhã até a próxima quinta-feira (28) no Centro de Convenções Brasil 21. O 21º Enacor contará com congressistas do Distrito Federal e dos 26 estados do Brasil, além de três palestrantes de países internacionais – Portugal, Colômbia e Angola.

A abertura oficial do evento e da feira de exposições acontecerá às 20h  com a presença do secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, do diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior, entre outras autoridades nacionais e internacionais. A solenidade contou ainda com a presença da banda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O 21º Enacor visa proporcionar experiências de intercâmbios, por intermédio de minicursos, palestras apresentadas por autoridades nacionais e internacionais do setor, bem como apresentações de trabalhos técnico-científicos e exposição de materiais, equipamentos e serviços, em uma grande área com estandes para exposição.

O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, destaca a importância de um evento deste porte na capital federal. “Nosso evento vai acontecer no centro do país, próximo a um setor hoteleiro, que favorece a troca de informações, experiências e claro, muito aprendizado. Estamos muito satisfeitos por poder proporcionar essa oportunidade não só aos nossos servidores e demais parceiros de outros órgãos e empresas, como também a estudantes e futuros profissionais”, declarou.

Participantes

Com base no sucesso das edições anteriores, os organizadores do 21º Enacor estimam a presença de cerca de 1600 participantes, entre empreiteiros e representantes de construtoras de obras públicas viárias e rodoviárias, representantes de prefeituras, de secretarias e departamentos de transportes, infraestrutura urbana, obras, serviços municipais, subprefeituras, orgãos do governo nas esferas federal, estadual e municipal, autarquias, agências ligadas à infraestrutura viária e rodoviária, DERs, DETRANs, DNIT, agências reguladoras, concessionárias de rodovias, empresas de engenharia, consultoria, projetos, gerenciamento de obras, pavimentação, locadoras de máquinas e equipamentos, universidades e centros de desenvolvimento tecnológicos.

Programação

Nesta terça-feira, desde às 8h, os portões  abertos para a realização de cinco mini cursos – quatro acontecerão no turno matutino e um no turno vespertino, com início às 14h.

Já nos dias 27 e 28, a partir das 8h, acontecerão 23 palestras, sendo duas palestras simultâneas durante todo o dia: serão seis no período da manhã e oito no turno da tarde na quarta-feira (27) e seis pela manhã e seis à tarde na quinta-feira (28).

Na sexta-feira, dia 29, os participantes farão visitas técnicas ao Centro de Controle Operacional na sede do DER/DF, no Parque Rodoviário do DER/DF, na Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) e na fábrica de placas, visitarão também o Estádio Nacional Mané Garrincha, a Ponte JK e a usina de cimentos Ciplan.

Evento: 21º Enacor

Local: Centro de Convenções Brasil 21

Quando: De 26 a 28 de novembro (29 somente visitas técnicas)

Acesse a programação completa em enacor.com.br