Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/21 às 10h19 - Atualizado em 29/11/21 às 10h25

11ª Operação Força Conjunta – DER, Detran, PMDF e PRF

 

 

 

Entre às 20h de sexta, dia 26 e às 05h de sábado (27), na região de Taguatinga-DF, especificamente nos seguintes pontos: DF 001, DF 079, DF 460, BR 070, além da Praça do Relógio e Rua Copaíba, de Águas Claras.

 

Operação aconteceu em Taguatinga-DF e foram abordados cerca de 700 veículos, pelos 130 agentes e policiais envolvidos na referida ação.

 

Objetivo

 

Tendo como objetivo a integração entre os órgãos envolvidos, com foco na promoção da segurança viária, a operação realizada visou a prevenção e redução da gravidade de acidentes de trânsito, garantindo a integridade física de quem compõe o sistema viário, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, aumentando assim a percepção de segurança e intensificando o enfrentamento à criminalidade.

 

Em sua 11º edição, a operação contou com 44 viaturas, 10 guinchos e 1 aeronave que auxiliaram nos 06 pontos de bloqueio espalhados pela área compreendida.

 

Essas operações ocorrem desde o ano de 2020 e que já passaram por diversas cidades, sejam elas: Brazlândia, Plano Piloto, Gama, Sobradinho, Samambaia, Planaltina, Ceilândia, Santa Maria e São Sebastião, sempre sob a coordenação de um órgão diferente por vez.

 

Resultado

 

A operação teve aproximadamente 700 veículos abordados, sendo 22 desses removidos ao depósito. Foram lavrados 297 autos de infração. Destacam-se 18 inabilitados e seis condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

 

Já em relação à alcoolemia, 160 condutores foram autuados por recusa ao teste do Etilômetro e três por dirigir sob influência de álcool, comprovado após terem realizado o efetivo teste. Além disso, dois condutores foram presos por força do Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que trata de embriaguez ao volante.

 

Vale ressaltar que a punição para a recusa ao teste do etilômetro, quando não há sinais e sintomas de embriaguez é idêntica ao previsto para quem for flagrado dirigindo sob influência de álcool, num índice de até 0,29 mg de álcool por litro de ar alveolar: multa de RS 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir e que, caso o condutor apresente sinais de embriaguez, ele é preso mesmo havendo a recusa ao teste.

 

“A 11º Operação Força Conjunta foi concluída com sucesso e alcançamos alcançando objetivo de garantir a segurança viária, com foco na prevenção à vida. visto que ações como essas tornam o trânsito mais seguro, evitando acidentes e mortes, disse o diretor de fiscalização do DER/DF, Sinomar Ribeiro.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500